Notícia
Notícia
O coordenador do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAESP/MPRJ), promotor de Justiça Fabio Corrêa, apresentou, nesta sexta-feira (15/08), os eixos de atuação do grupo em encontro promovido pelo Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal Professor Juarez Tavares, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A exposição ocorreu no contexto dos debates sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635.
Durante a palestra, Fabio Corrêa explicou que o grupo atua em três eixos principais: controle externo da atividade policial, tutela coletiva com base nas diretrizes da ADPF 635 e enfrentamento da letalidade policial sob a perspectiva criminal.
“É extremamente relevante ter espaço para o debate de ideias e para a apresentação do trabalho que vem sendo realizado pelo MPRJ em temas como a ADPF 635, o controle externo da atividade policial e a letalidade e vitimização policial. A ocasião permitiu não apenas apresentar a atuação do GAESP/MPRJ, como também destacar as iniciativas conduzidas em nível nacional pelo Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial, presidido pelo nosso procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira”, ressaltou o coordenador do GAESP/MPRJ”.
A abertura do encontro foi conduzida pelo desembargador Paulo de Oliveira Baldez, presidente do fórum, ao lado do promotor de Justiça Thiago Joffily. Também participaram como palestrantes o defensor público Daniel Lozoya, a diretora fundadora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva, e a fundadora do Movimento Moleque, Mônica Cunha.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)