NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ promove debate sobre violência contra crianças e adolescentes
Publicado em Tue May 28 13:26:44 GMT 2019 - Atualizado em Tue May 28 14:12:22 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude (CAO Infância/MPRJ) e do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP/MPRJ), realizou, entre 9h e 17h desta segunda-feira (27/05), o evento “Painéis de Temas Contemporâneos da Infância e Juventude”, no auditório do edifício-sede. 

 Com a presença de membros do MPRJ, integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, representantes de Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, entidades de acolhimento, além de outras autoridades e órgãos, o evento foi aberto pelo coordenador do CAO Infância/MPRJ (matéria não-infracional), Rodrigo Medina e pelo diretor do IEP/MPRJ, Leandro Navega.

Na abertura dos painéis, Rodrigo Medina pontuou os aspectos práticos da escuta protegida de criança e adolescentes e exibiu um vídeo, produzido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que traz o sentimento de um criança ao prestar depoimento em audiência judicial após ser vítima de violência. Medina também apresentou dados do Atlas da Violência de 2018 e de recente pesquisa divulgada pelo Instituto de Segurança Pública do RJ, com a revelação de números crescentes de estupro contra crianças e adolescentes no Estado.

O promotor ressaltou que o Estado do Rio de Janeiro é um dos únicos do país que não possui Vara especializada no julgamento de crimes praticados contra crianças e adolescentes e explicou detalhes da implantação e dos desafios da Lei 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. O decreto 9.603/18, que regulamenta essa lei, e os projetos que estão em fase de implementação também foram abordados.

Outros aspectos relacionados ao depoimento especial e à rede de acolhimento foram tratadas em mais cinco painéis e debates conduzidos pelos demais convidados. Acesse aqui para mais detalhes das palestras. 

 

iep
cao infancia
violencia contra crianças e adolescentes
conselhos tutelares
382 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.