NoticiasDetalhe

Notícia

Urbanismo
MPRJ ajuíza ação contra Município do Rio e Acadêmicos do Salgueiro para restauração de pista de atletismo em terreno público cedido à Escola de Samba
Publicado em Mon Oct 22 17:22:32 GMT 2018 - Atualizado em Mon Oct 22 17:24:21 GMT 2018

 
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção da Ordem Urbanística, ação civil pública (ACP) contra o Município do Rio de Janeiro e a Acadêmicos do Salgueiro por conta de uma construção irregular feita pela Escola de Samba sobre a pista de atletismo da Vila Olímpica Felinto Epitácio Maia. Por conta da violação da legislação urbanística e do Termo de Permissão de Uso firmado para o desenvolvimento desportivo no local, o MPRJ requer a demolição das construções irregulares, a restauração da pista olímpica de atletismo, a retomada da vila olímpica pelo Município e o pagamento de indenização por dano moral coletivo.
 
Em 2004, o Município do Rio assinou um Termo de Permissão de Uso com a Acadêmicos do Salgueiro para que o terreno público situado na Rua Silva Teles n. 104, no Andaraí, fosse utilizado para o desenvolvimento esportivo de jovens atletas através da Vila Olímpica do Salgueiro. O documento assinado proíbe a realização de quaisquer obras no terreno do Município e permite que o Prefeito retome o controle da propriedade e da vila olímpica a qualquer tempo.
 
Investigação do Ministério Público apurou que, em 2007, a Acadêmicos do Salgueiro construiu um anexo da quadra da escola de samba, que resultou na inutilização da pista de atletismo da vila olímpica. Além do desvio da finalidade desportiva e da violação ao Termo de Permissão de Uso, a obra também é uma construção ilegal nos termos do direito urbanístico.
 
Município constatou ilegalidade, mas não demoliu a construção e nem recuperou a pista olímpica.
 
Em vistoria no local, a A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) constatou acréscimo de área (arquibancada com dois pavimentos) sobre a pista de atletismo da vila olímpica, executado pela Acadêmicos do Salgueiro. Em virtude da obra sem licença, a SMU emitiu auto de infração. Posteriormente, o MPRJ questionou a SMU se houve demolição da obra, e, em resposta, a SMU declarou “que não houve demolição das obras irregulares e foram instalados três containers no local”, sendo emitido novo Auto de Infração nº 668964”.
 
Além disso, a ACP ressalta que o Termo de Permissão de Uso prevê que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e outras secretarias, “ficarão responsáveis por orientar e fiscalizar, nas suas respectivas áreas de atuação, se as atividades descritas na cláusula segunda estão sendo observadas”. No entanto, quando instada a se manifestar, a SMEL informou que não possuiria competência para fiscalizar obras ou benfeitorias que porventura ocorram no local.
 
De acordo com o MPRJ, apesar de toda as constatações no sentido de que a construção irregular deveria ser demolida, o Município não realizou a demolição, tendo adotado apenas providências inócuas como a emissão de notificação de embargo e autos de infrações. "Ora, a situação de apropriação ilegal do espaço público já dura 11 (onze) anos sem que o Município tenha retomado o controle sobre o imóvel situado na Rua Silva Teles n. 104 onde funciona a Vila Olímpica Felinto Epitácio Maia”, destaca o texto da ação.
 
Antes da propositura da ação, o MPRJ encaminhou recomendações ao Prefeito do Município e ao Presidente da Acadêmicos do Salgueiro para que fosse feita a demolição das construções irregulares, mas a escola de samba informou que ainda pretendia legalizar a obra e não houve qualquer manifestação do Município a respeito. A ação foi distribuída para a 10a Vara de Fazenda Pública.
 
Processo 0242659-08.2018.8.19.0001

acp
ordem urbanística
smu
smel
221 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.