Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) esteve representado no 30º Congresso e Reunião Geral da International Association of Prosecutors (IAP), realizado entre os dias 7 e 10 de setembro, em Singapura. O promotor de Justiça Fabrício Rocha Bastos, assistente da Assessoria de Atuação Especial nos feitos de competência das Seções Cíveis de Direito Público e de Direito Privado do TJRJ, foi convidado para atuar como chair e mediador do painel "Non-conventional interventions in tackling cybercrime”, que contou com a participação de representantes do Ministério Público da Holanda e do Japão.
O painel integrou a programação da Cybercrime Specialist Network Session, voltada à discussão de estratégias inovadoras para enfrentar o crime cibernético, cuja natureza transnacional e em constante evolução desafia os métodos tradicionais de investigação e persecução penal. Para Fabrício Bastos, a experiência reforçou a importância da cooperação internacional e da adoção de medidas estratégicas além das respostas convencionais.
“Foi uma honra atuar como mediador neste painel. A troca de conhecimento destacou a urgência de uma abordagem estratégica e multifacetada no combate ao cibercrime. A mensagem central é clara: investigação e acusação são essenciais, mas não suficientes. Precisamos adotar intervenções não convencionais, pensar além das fronteiras e investir em prevenção. Somente com cooperação estratégica, disrupção orientada por inteligência e foco em medidas preventivas será possível construir um ambiente digital mais seguro”, afirmou Fabrício.
O congresso reuniu promotores e procuradores de diferentes países, promovendo debates sobre tendências globais do crime e inovações na atuação ministerial.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)