NoticiasDetalhe

Notícia

Segurança Pública
A pedido do MPRJ, Justiça determina o afastamento da Torcida Jovem do Flamengo por dois anos
Publicado em Tue Sep 16 18:33:32 GMT 2025 - Atualizado em Tue Sep 16 18:33:20 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ) e da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte, obteve decisão judicial que determina o afastamento da Torcida Jovem do Flamengo de todos os eventos esportivos do país por dois anos, medida que alcança seus associados e membros.

A atuação do MPRJ teve origem em ação civil pública, com base em sucessivos episódios de violência e desordem praticados por integrantes da torcida organizada desde 2015. Em 2021, sentença judicial já havia determinado o afastamento da torcida por três anos, além do pagamento de indenização por dano moral coletivo. Em 2025, após negociações mediadas pelo MPRJ, foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Torcida Jovem do Flamengo, apresentado para homologação pelo Juizado do Torcedor. O objetivo era estabelecer compromissos de comportamento e regras para o retorno gradativo da torcida aos estádios.

No entanto, novos relatórios do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) registraram reiterados episódios de violência e crimes. Foram relatadas invasões em estações da Supervia e em coletivos, tumultos e agressões físicas em vias públicas, roubos no interior do Maracanã e agressões a torcedores rivais, com ocorrências registradas no Maracanã, em Copacabana, Niterói e Cidade de Deus. Diante da gravidade dos fatos e do risco à segurança da coletividade, o MPRJ requereu a suspensão da análise do TAC e a fixação de novo período de afastamento.

A Justiça também determinou o envio de ofícios do BEPE sobre casos recentes que relataram morte e lesões graves envolvendo as torcidas Força Jovem do Vasco e Fúria e Jovem do Botafogo, para análise do MPRJ nos procedimentos firmados com essas agremiações.

Por MPRJ

tac
mprj
ação civil pública
gaedest
afastamento
torcida jovem flamengo
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar