NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ realiza o último encontro de projeto que discute atendimento personalizado aos idosos institucionalizados
Publicado em Wed Nov 27 14:21:07 GMT 2019 - Atualizado em Wed Nov 27 13:16:53 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ) e do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ), realizou o evento "A experiência em ILPIs: possibilidades para o trabalho do assistente social e do psicólogo". O encontro reuniu assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos ("ILPI") no auditório do edifício-sede, nesta quinta-feira (21/11). 

O encontro consistiu na última etapa do Projeto "A contribuição do Serviço Social e da Psicologia no atendimento personalizado aos idosos institucionalizados" e contou com a apresentação de iniciativas por profissionais que atuam em diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos, públicas e privadas. Os trabalhos escolhidos para a apresentação foram enviados após o último encontro e submetidos à seleção realizada pela equipe do NATEM/MPRJ. Entre os temas tratados estavam: o Plano de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), como instrumento de resgate da individualidade do idoso; o trabalho interdisciplinar desenvolvido nas Instituições de Longa Permanência a Idosos (ILPIs); os limites e possibilidades na viabilização dos direitos no Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor (CPSACR); a utilização da Porta de Saída como uma estratégia de cidadania, a experiência da “Rádio Camp - Vez e voz dos idosos”; e o tema “Intergeracionalidade: possibilidade de constituição de uma nova cultura”. 

A mesa de abertura foi composta pela Promotora de Justiça Renata Scharfstein, Subcoordenadora do CAO Idoso/MPRJ, que ressaltou a importância do MP proporcionar essa troca de experiências. "É um encontro importante por dar espaço aos profissionais que estiveram presentes nos outros eventos. Agora é o momento de ouvi-los sobre boas práticas e, mais do que isso, de trocar, de forma enriquecedora", disse a Promotora. Também estiveram presentes na mesa de abertura os técnicos Antônio Andrade e Roberta Pereira, respectivamente assistente social e psicóloga do NATEM/MPRJ. 

Psicóloga do Centro de Recuperação Social de Campo Grande, Ana Cláudia Alcântara, tratou do PAISI e concluiu sobre a necessidade de qualificação para atuação na área em razão do envelhecimento da população: "É fundamental que nós tenhamos espaços como estes aqui, no Ministério Público, um órgão de fiscalização, para que possamos falar das práticas, dificuldades e, principalmente, das nossas superações. Nós estamos vivendo em uma sociedade que está tendendo ao envelhecimento, portanto, precisamos nos qualificar e criar estratégias de trabalho que ofereçam experiências de trabalho com qualidade para essa população", ressalta.

mprj
cao idoso
ilpis
natem
paisi
238 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar