NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Procurador-geral de Justiça participa do encerramento do VI Brics Legal Forum 2019
Publicado em Wed Oct 16 19:50:13 GMT 2019 - Atualizado em Wed Oct 16 19:50:01 GMT 2019

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, participou, no início da tarde desta quarta-feira (16/10), do VI Brics Legal Forum 2019, realizado no Sheraton Hotel, em São Conrado, zona Sul do Rio, com representantes dos países que compõem o grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do encontro, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio de Comissão Nacional de Relações Internacionais, é reunir representantes jurídicos oficiais das cinco nações, com o intuito de aproximar seus sistemas do Direito, por meio do intercâmbio profissional de ideias entre os advogados e da promoção da diplomacia jurídica, usando a lei como instrumento de cooperação econômica e desenvolvimento social.

“É muito gratificante, na condição de chefe do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, participar deste evento, de importância ímpar para a advocacia mundial. Estamos conscientes da necessidade de apostarmos na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Também é isso que buscamos no cumprimento da nossa função constitucional. Nessa linha, adotamos no MPRJ o conceito de governos abertos, marcado por valores como transparência, integridade, participação popular, tecnologia e inovação, cientes de que as ferramentas digitais são fundamentais para a recuperação de ambientes degradados e a revitalização de ambientes de negócios”, pontuou Eduardo Gussem, na mesa de encerramento do Fórum, que teve início no dia 14 de outubro.

Procurador Constitucional e presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho fez um balanço do evento. “Veja a importância dos Brics para o mundo: somos quase a metade da população e da força de trabalho, 30% do mercado consumidor e 20% do PIB mundial. O desenvolvimento do Brasil passa pela relação com os demais componentes deste grupo. Fico feliz em saber que o MPRJ faz parte desse esforço de integração do mundo jurídico dessas cinco nações. E entendo que podemos contribuir para o equilíbrio mundial e a paz no planeta, priorizando a igualdade entre países e o respeito à autodeterminação dos povos, numa relação econômica horizontal, saudável e sustentável para o progresso”, destacou.

Ao final do Fórum, que contou a presença de personalidades como Cláudio Lamachia, ex-presidente da OAB, Prashant Kumar (Bar Association of India), Alexey Klishin (Association of Lawyers of Russia),  Zhang Mingqi (China Law Society), Mvuzo Notyesi (Law Society of South Africa) e Ana Tereza Basílio (OAB-RJ), foram destacados pontos do documento oficial gerado no encontro, tais como o compromisso do estabelecimento de um novo padrão de ordem comercial em relação aos países em desenvolvimento, com base no multilateralismo e no Estado de direito, inclusive com a formação de um centro dedicado à resolução de conflitos.

Por MPRJ

mprj
forum
eduardo gussem
institucional
brics
193 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.