NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Praça em frente ao MPRJ passa a se chamar Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos
Publicado em Wed May 30 16:52:58 GMT 2018 - Atualizado em Wed May 30 16:52:51 GMT 2018

A Praça Antenor Fagundes, em frente à sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no Centro, passa a se chamar Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos. A mudança na denominação foi instituída por decreto do prefeito Marcelo Crivella, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (28/05). Falecido em março de 2007, Hermano Odilon dos Anjos foi procurador-geral de Justiça do antigo Estado da Guanabara (13/12/1973 a 15/03/1975) e do Estado do Rio (15/03/1979 a 14/11/1979). Posteriormente, foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) pelo quinto constitucional do Ministério Público.

“Foi com extrema emoção que recebi esta notícia, que confirma o amor que meu pai sempre nutriu por esta instituição, e a forma integral com a qual sempre se dedicou a ela, em suas duas passagens pela função de PGJ. A maior herança que ele me deixou foi este profundo sentimento por essa casa, inclusive fator incentivador da minha própria carreira”, recordou a procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea que, além de ser a atual decana da Instituição é coordenadora do Centro de Pesquisas e Inovações (CENPI/MPRJ) e do Núcleo de Atuação Integrada (NAI/MPRJ). Ela destacou a importância do reconhecimento às pessoas que deixaram sua marca no Ministério Público do Rio, um dos principais compromissos da gestão do PGJ, Eduardo Gussem.

Coordenador do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), o procurador Márcio Klang destacou o perfil do homenageado e a importância deste reconhecimento. “O doutor Hermano Odilon dos Anjos tinha um perfil de atuação democrático, justo e competente, extremamente ligado à instituição, sendo muito respeitado pelos colegas e querido na classe. Por isso, essa escolha, que ajuda a resgatar sua trajetória e a preservar a história do próprio MPRJ, não poderia ter sido mais feliz”, pontuou.

Gussem fez questão de ressaltar a importância de se resgatar a memória daqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Ministério Público. “Nesse sentido, não podemos deixar de agradecer a sensibilidade do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e do procurador-geral do município, Antônio Carlos Sá, que prontamente se sensibilizaram com a causa e atenderam ao pleito do Parquet fluminense”, pontuou o PGJ.

A cerimônia comemorativa da homenagem ao ex-PGJ ocorrerá no dia 14/12, como parte da programação dos festejos pelo Dia Nacional do Ministério Público, comemorado na data. O decreto municipal também reconhece como logradouro público oficial do município do Rio a Rua Antenor Fagundes, que começa na Rua Santa Luzia, lado ímpar, com 87 metros de extensão, e fica em frente à Praça Hermano Odilon dos Anjos.
 
Clique aqui para ver a localização da Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos.

Clique aqui para acessar o decreto municipal na íntegra.

decreto
praça procurador-geral de justiça hermano odilon dos anjos
hermano odilon dos anjos
marcelo crivella
1140 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar