NoticiasDetalhe

Notícia

Cidadania
Rio de Janeiro
MPRJ realiza visita técnica nas instalações do MetrôRio
Publicado em Fri Aug 18 17:08:20 GMT 2017 - Atualizado em Fri Aug 18 17:11:11 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), esteve nesta quinta-feira (17/08), na sede do MetrôRio, na Cidade Nova, para conhecer a operação da Linha 4, que vem sendo desenvolvida pela empresa, atual concessionária das Linhas 1 e 2.
 
A visita faz parte do inquérito civil que apura a regularidade da passagem da operação da Linha 4 à Concessionária MetrôRio, na forma como foi efetuada pela Concessionária Rio Barra, composta pelas empresas Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios S.A., Odebrecht Participações e Investimentos S.A. e Zi Participações S.A., vencedora da licitação.
 
De acordo com as investigações, após vencer a licitação, a Concessionária Rio Barra foi contratada pelo Estado do Rio de Janeiro para realizar as obras públicas e operar a Linha 4 do metrô de forma independente mas as diversas alterações de traçado e demais modificações introduzidas por termos aditivos fizeram com que algumas instalações não tenham sido construídas, como centros de controle e manutenção próprios. 
 
Técnicos periciais, especialistas em engenharia civil, elétrica e de transportes e uma arquiteta, acompanharam os promotores de Justiça na visita aos centros de controle e manutenção da empresa, para iniciar o trabalho de análise técnica do caso. 
 
Em outro inquérito, o MPRJ também investiga a construção da estação Gávea, paralisada desde março deste ano. As obras tinham previsão de entrega para janeiro de 2018, mas o cronograma não deve ser cumprido porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE), determinou a interrupção dos pagamentos à Concessionária Rio Barra devido aos achados de superfaturamento na execução do contrato, mesmo fundamento que também gerou a ação civil pública ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, visando a responsabilização de agentes públicos e empresas por atos de improbidade administrativa, além da reparação dos danos aos cofres do Estado do Rio de Janeiro na casa de 3,17 bilhões de reais.
 
  
IC MPRJ N. 2017.002499188
IC MPRJ N. 2017.00208551 
Ação Civil Pública nº 0102232-92.2017.8.19.0001

metrô
metrorio
concessionária rio barra
queiroz galvão
odebrecht
zi participações
329 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar