NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ destaca importância da independência do MP brasileiro no controle externo da atividade policial em reunião do CNPG
Publicado em Fri Mar 06 18:13:17 GMT 2026 - Atualizado em Fri Mar 06 18:13:14 GMT 2026

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, participou da abertura da 4ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada em Goiânia (GO), nesta sexta-feira (06/03). O PGJ, que preside o grupo, enfatizou a importância da atuação do Ministério Público brasileiro no exercício do controle externo da atividade policial.

“Esse é o momento de nos dedicarmos, com todos os esforços, a essa função constitucional, sempre pautados por critérios de estrita legalidade. O MP deve agir com independência e rigor näo se deixando contaminar por ideologias. Não somos adversários das policias, mas tampouco nos cabe coonestar abusos e arbitrariedades. Independência, imparcialidade e técnica são as nossos balizas. Além disso, precisamos cada vez mais nos qualificar, trocar ideias, compartilhar experiências exitosas e envolver recursos tecnológicos no exercício desse controle. É fundamental que todas as equipes, nos diversos ramos e unidades do Ministério Público, se conscientizem da necessidade de uma qualificação permanente “, afirmou o PGJ.

Durante a reunião, três propostas foram debatidas: a realização de um curso de extensão nacional para aperfeiçoamento da investigação de casos de letalidade e vitimização policial e outras formas de violência estatal; a elaboração de uma nota técnica que estabeleça parâmetros de uniformização para os órgãos de controle externo da atividade policial nos Ministérios Públicos; e a análise da atuação das Guardas Municipais e Guardas Civis Metropolitanas, com vistas à criação de um grupo de trabalho no âmbito do GNCEAP para a realização de um diagnóstico nacional, em conjunto com a CSP/CNMP, de forma a balizar a atuação ministerial no exercício fiscalizatório de suas atividades e na efetiva aplicação do controle externo da atividade policial.

O encontro foi conduzido pelo secretário-executivo do grupo, o promotor de Justiça Francisco Cardoso, coordenador de Inteligência da Investigação (CI2/MPRJ), e contou com as presenças do promotor de Justiça Rafael Namorato, subcoordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), e das promotoras de Justiça Renata Cossatis e Ana Carolina Fagundes, integrantes do GAESP/MPRJ.

Por MPRJ

mprj
cnpg
gnceap
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Notícias Relacionadas
Institucional
31/12/2025
GAESP/MPRJ consolida atuação estratégica em segurança pública ao longo de 2025

Institucional
11/11/2025
PGJ apresenta avanços do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial em reunião do CNPG

Segurança Pública
06/11/2025
Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial discute criação de nota técnica com parâmetros nacionais para o controle externo da atividade policial

Institucional
29/10/2025
CNPG aprova, por unanimidade, proposta do PGJ do Rio para uniformizar atuação do MP em casos de letalidade e vitimização policial em todo o país

Institucional
22/10/2025
Ministério Público passa a integrar estrutura nacional de recuperação de ativos ilícitos

Segurança Pública
16/03/2026
GAESP/MPRJ reúne-se com as polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros para debater o atendimento de ambulâncias nas operações no Rio 

Institucional
09/10/2025
PGJ apresenta protocolo nacional em casos de letalidade e vitimização policial em reunião do CNPG no Espírito Santo

Institucional
08/08/2025
PGJ preside em Santa Catarina a 2ª reunião do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial do CNPG

Institucional
11/03/2026
PGJ participa de reunião do CNPG que debate Lei Antifacção, nova Resolução do CNMP e cooperação em inteligência artificial

Institucional
11/02/2026
PGJ é eleito vice-presidente para a região Sudeste do CNPG

Institucional
06/02/2026
MPRJ realiza segunda edição de treinamento avançado em investigação de criptoativos

Institucional
10/10/2025
MPRJ e GNCEAP/CNPG promovem capacitação sobre operações policiais em áreas de risco

Compartilhar

Compartilhar