NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ recebe Medalha Pedro Ernesto e título de Cidadão Benemérito do Rio
Publicado em Wed Nov 05 13:06:27 GMT 2025 - Atualizado em Wed Nov 05 14:39:47 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, recebeu, nesta terça-feira (04/11), da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha do Mérito Pedro Ernesto, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo carioca, e o título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio de Janeiro. A comenda foi entregue pelo vereador Jorge Felippe, e o título, pelo presidente da Casa, Carlo Caiado.

Em discurso após a homenagem, o procurador-geral de Justiça destacou o respeito ao parlamento e a importância do diálogo entre os poderes constituídos, as instituições e a sociedade civil para a construção de soluções adequadas aos desafios enfrentados pela população.

“Minha palavra é de agradecimento aos vereadores e vereadoras que me concederam as maiores honrarias do Legislativo do município do Rio de Janeiro. Recebo-as como reconhecimento pela minha trajetória de 38 anos de intensa vivência profissional no Ministério Público, mas também como uma homenagem à minha instituição”, afirmou Antonio José, acrescentando: “Sempre procurei me dedicar ao MP, servindo da melhor forma à sociedade e sem esperar homenagens, mas, quando elas chegam, nos tocam. Estou muito feliz, é uma honra elevada”.

O presidente da Câmara, Carlo Caiado, ressaltou que a trajetória do homenageado é marcada pelo compromisso com a Justiça, pela competência e pela liderança.

“Todos que o conhecem sabem de sua abertura para o diálogo e da forma cordial de receber, sem deixar de demonstrar firmeza em suas posições. É uma honra conduzir esta justa homenagem ao doutor Antonio José, por toda a sua capacidade e por liderar o Ministério Público de forma tão honrosa”, declarou Caiado.

Autor da iniciativa de conceder a medalha ao PGJ, o vereador Jorge Felippe relembrou a jornada de Antonio José no Ministério Público do Rio, mencionando casos emblemáticos de sua carreira, além de sua atuação como professor na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

“Reconhecemos hoje não apenas a trajetória profissional, mas o homem que tem servido ao povo do Rio de Janeiro com integridade, sabedoria e senso de justiça. Que sua história continue a inspirar todos aqueles que, como Pedro Ernesto, acreditam em um Estado justo, em uma cidade melhor e em um Brasil verdadeiramente comprometido com o direito à justiça e à vida”, disse o vereador.

A cerimônia contou com a presença de membros de diferentes gerações do Ministério Público do Rio, familiares e parlamentares. Também compuseram a mesa diretora o deputado estadual Jorge Felippe Neto; a subprocuradora-geral de Justiça de Recursos Constitucionais, Inês da Matta Andreioulo; o subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária, Marcelo Marques; o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto; e o chefe de Gabinete do MPRJ, Guilherme Schueler.

antonio josé campos moreira
medalha do mérito pedro ernesto
17 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar