NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
GAECO/MPRJ e IERBB/MPRJ iniciam o quarto módulo do Programa de Capacitação em Investigação Penal
Publicado em Fri Oct 18 18:49:09 GMT 2024 - Atualizado em Sat Oct 19 08:23:48 GMT 2024

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ), realizaram, nesta sexta-feira (18/10), a primeira aula do módulo IV do curso Programa de Capacitação em Investigação Penal no Crime Organizado. Com o tema “Enfrentamento à atuação da organização criminosa do PCC”, a aula foi ministrada de forma on-line pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) Lincoln Gakiya. O IERBB/MPRJ registrou mais de 200 participantes na aula desta sexta-feira.

Idealizador do curso e coordenador do GAECO/MPRJ, o promotor de Justiça Fabio Corrêa abriu o encontro junto com os promotores de Justiça, Alexandre Joppert, vice-diretor do IERBB, e Laura Minc, integrante o GAECO/MPRJ. 

O palestrante explicou como surgiu o Primeiro Comando da Capital (PCC); sua evolução e como o GAECO de São Paulo atuou e atua para o combate à expansão. “Não temos como combater o PCC como nossos colegas faziam no passado. Apesar da existência das fronteiras territoriais, elas são imaginarias para os criminosos. Hoje existe mais do que uma expansão estadual, há uma expansão internacional. Nós temos que agir e atuar de forma integrada entre os Ministérios Públicos e os outros órgãos”, afirmou Lincoln Gakiya.  

Na oportunidade, Fabio Corrêa chamou atenção para a estruturação das organizações criminosas. "Em 2016, uma investigação do GAECO/MPRJ, revelou o batismo de alguns membros de facções cariocas pelo PCC. As conversas mostravam que o Rio de Janeiro já era visto como uma potência. Um dos líderes do PCC orientava que deveriam lutar contra o governo, e não entre si. A investigação também expôs a dinâmica financeira da facção, com a divisão de lucros para financiar compra de armas, drogas e a assistência às famílias de presos", afirmou o coordenador do GAECO/MPRJ.

A participação do palestrante foi destacada não apenas pelo conteúdo apresentado, mas também pelo grande número de elogios recebidos no chat. “Sua exposição, especialmente por toda a sua trajetória, Dr. Lincoln, nos motiva a seguir em frente, mesmo em tempos tão sombrios e desanimadores. Gostaríamos de agradecer por sua disponibilidade e ressaltar a admiração de todos os colegas e participantes”, ressaltou a mediadora do curso, Laura Minc. 

Os próximos encontros do módulo IV serão realizados nos dias 11/11 e 09/12 com os temas: Milícias, facção e máfia: dinâmicas e atividades; e, Inteligência prisional e facções criminosas atuantes no sistema penitenciário do Rio de Janeiro, respectivamente.

Por MPRJ

gaeco
cursos ierbb
curso programa de capacitação em investigação penal no crime organizado
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar