NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso
MPRJ promove o XVI Encontro Estadual de Saúde da Pessoa Idosa
Publicado em Wed Oct 09 17:14:17 GMT 2024 - Atualizado em Wed Oct 09 17:13:12 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ), realizou, nesta terça-feira (08/10), o XVI Encontro Estadual de Saúde da Pessoa Idosa - Para além do Envelhecer. 

A coordenadora do CAO Pessoa Idosa/MPRJ, Elisa Macedo, apresentou a mesa de abertura, composta pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; pelo vice-diretor do IERBB, Alexandre Joppert; pela coordenadora do CAO Saúde/MPRJ, Denise Vidal; pela Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Halene Armada; e pela coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, Leonor Gomes. 

Luciano Mattos parabenizou os organizadores do evento e falou da importância do mesmo. “É cada vez mais importante um olhar diferenciado e cuidadoso sobre essa temática. O Ministério Público vem participando, motivando, fomentando críticas públicas e fazendo com que esses direitos efetivamente saiam do papel e possam contribuir para a sociedade. A realização desse evento é, para nós, um motivo de muito orgulho. Eu espero que essa causa seja cada vez mais debatida”, afirmou o procurador-geral. 

O primeiro painel teve como palestrante o geriatra e coordenador da Câmara Técnica de Medicina Paliativa do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Filipe Tavares Gusman, que falou sobre o envelhecimento humano e seus impactos na saúde. Em seguida, a geriatra e técnica da área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da ATSI/SES-RJ, Morgana Pellacani, discorreu sobre a atenção integral e o olhar em rede à pessoa idosa. A doutora em Educação e superintendente de Políticas para Pessoas Idosas da Secretaria do Desenvolvimento Social, Simone Tourino, finalizou abordando aspectos sobre a assistência social a esse público.  

A promotora de Justiça Cristiane Branquinho apresentou alguns aspectos sobre a Justiça, Direitos e Cidadania para as Pessoas Idosas, destacando a necessidade de uma integração e parcerias entre diversos órgãos na atuação dessa temática. A presidente do Conselho da Pessoa Idosa do Município de Itaperuna, Ângela Vitarelli, trouxe um olhar pessoal em relação ao tema e foi convidada a falar sobre aspectos pessoais de sua vida como pessoa idosa, além de discutir os direitos, a cultura e o legado de uma pessoa idosa na sociedade.

Programação da tarde

Na parte da tarde a campanha "Velho é seu preconceito" foi lançada em parceria com a FAETEC, na qual os representantes da instituição apresentaram vídeos acerca do tema do projeto intersetorial e intergeracional. A coordenadora do CAO Saúde/MPRJ, promotora de Justiça Denise Vidal, demonstrou grande satisfação com a proposta, assim como a coordenadora do CAO Pessoa Idosa/MPRJ, promotora de Justiça Elisa Macedo, que aprovou a campanha e projetou novas parcerias.

Durante o painel "Políticas Públicas para a Pessoa Idosa", Madalena Junqueira, promotora de Justiça do MPRJ, comandou as palestras interativas de Leonor Gomes, coordenadora da área técnica de Saúde da Pessoa Idosa da ATSI/SES-RJ, a palestra de Luana Gomes sobre os painéis na Secretaria do Estado e a apresentação de Rodrigo Santos, médico residente da UERJ que desenvolveu um mapa de apoio para as ILPIs no estado do Rio.

As doutoras Denise Vidal e Elisa Macedo terminaram o último painel apresentando como o MPRJ tem atuado na implementação da Política Pública para a Pessoa Idosa, convidando representantes dos municípios de Niterói, Itaguaí e Itaperuna para compartilhar as experiências acerca do tema 'dignidade do idoso no acesso à saúde'. O Coral Avós do Canto fechou o evento, após a entrega de certificados, com uma apresentação que sustenta os preceitos do Encontro Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, o envelhecimento saudável, nesse caso baseado na música, apresentado durante a performance do grupo, que emocionou os presentes.

Por MPRJ

ierbb
cao pessoa idosa
27 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar