NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe conselheiro do CNMP e apresenta projetos voltados ao aperfeiçoamento da atuação funcional
Publicado em Mon Oct 05 19:55:25 GMT 2020 - Atualizado em Mon Oct 05 19:54:30 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, e da Corregedora-Geral, Luciana Sapha Silveira, recebeu nesta segunda-feira (05/10) a visita do presidente das Comissões de Controle Administrativo e Financeiro e de Enfrentamento da Corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Silvio Amorim. O visitante está percorrendo os Ministérios Públicos do país para analisar boas práticas de gestão e conheceu os projetos “Parquet Digital”, “Radar” e “Integra Judicial”, que têm por base a adoção de novas tecnologias e se destinam a aperfeiçoar a atuação do Parquet Fluminense.

Segundo a Corregedora-Geral, o encontro serviu para demonstrar as boas iniciativas desenvolvidas pelo MPRJ. “A Corregedoria-Geral apresentou o ‘Integra Judicial’ por meio de nosso assessor, o promotor de Justiça João Alfredo Gentil Gibson Fernandes, e a proposta foi muito bem recebida pelo conselheiro. O ‘Integra Judicial’ é um projeto que tem por objetivo facilitar a execução da atividade-fim por parte dos membros e, além dele, estamos desenvolvendo o ‘Integra Policial’ e o ‘Integra Extra-Judicial’, projetos que, futuramente, nos fornecerão dados métricos que serão utilizados na produção de relatórios estatísticos voltados para a atuação da Corregedoria-Geral”, destacou a Corregedora, que aproveitou a vinda do conselheiro para tratar também de questões disciplinares.

O conselheiro do CNMP agradeceu a recepção e elogiou os projetos apresentados. “As três propostas são iniciativas maravilhosas que eu desejo ver replicadas em todo o país. São projetos que caminham na direção de tornar o MPRJ institucionalmente mais eficiente e buscar também uma maior aproximação do trabalho da instituição com a comunidade. Nossa ideia com essas visitas é divulgar boas práticas de gestão para todos os MPs do país, a partir do trabalho propositivo do CNMP, de apresentação dos trabalhos de excelência, e da busca pela integração entre os MPs, fomentando o desenvolvimento de boas iniciativas”, afirmou Silvio Amorim.

Parquet Digital

Desenvolvido pela CADG/MPRJ, o Parquet Digital utiliza sofisticada programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça. Uma série de robôs – algoritmos programados para executar determinados comandos – trabalha ativamente tratando informações e comunicando aquilo que entende ser relevante para a atividade daquele órgão. O programa também utiliza uma arquitetura complexa e integrada de alertas para apresentar dados que podem interessar à promotoria, derivados das várias aplicações já desenvolvidas pelo MPRJ, como o "MPRJ em Mapas" e o "MPRJ Digital", permitindo que esses elementos cheguem diretamente ao promotor, mesmo quando ele não tem disponibilidade para explorá-los.

Radar MPRJ

Desenvolvido pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), o Radar MPRJ é uma iniciativa institucional que exibe de forma consolidada os resultados das verificações de superfaturamento realizadas pelo GATE/MPRJ desde o ano de 2017. A partir desse trabalho de consolidação das análises de superfaturamento, a ideia é gerar informações que possam apoiar decisões dos Promotores de Justiça. Com base na análise de padrões é possível alertar o promotor, por exemplo, que determinado tipo de contratação é mais arriscada e tem mais chance de conter uma irregularidade. As análises são feitas pelo núcleo contábil do GATE/MPRJ nos casos que envolvem, em regra, aquisição de insumos e serviços, ou pelos núcleos de engenharia e arquitetura nos casos que envolvem contratação de obras e serviços de engenharia.

Integra Judicial

O sistema “Integra MPRJ”, desenvolvido pela Gerência de Sistemas da Informação (GSI/STIC), fornece aos servidores do MPRJ, através de uma interface simples e intuitiva, funcionalidades especificamente desenvolvidas para a atividade ministerial, sendo que o “Integra Judicial”, especificamente, trabalha com informações que abrangem a atividade fim jurisdicionalizada (intimações oriundas do TJ-RJ e respectivas manifestações). 

Por MPRJ

cnmp
integra mprj
parquet digital
radar mprj
292 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.