NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita do procurador-geral de Justiça da Paraíba para troca de experiências sobre plataformas digitais e Ciência de Dados
Publicado em Mon Mar 18 20:31:00 GMT 2019 - Atualizado em Mon Mar 18 20:29:31 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, na última quarta-feira (13/03), a visita do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico, acompanhado por Octávio Paulo Neto e Rafael Linhares, promotores de Justiça do MPPB e, respectivamente, coordenador e membro do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPPB). Na ocasião, foram recebidos pelo PGJ Eduardo Gussem, e apresentados aos recursos do ‘MP em Mapas’, plataforma digital aberta lançada em 2015, e que reúne dados estatísticos e georreferenciados sobre as áreas de atuação da instituição, como Educação e Saúde. Tais informações orientam e potencializam a atuação dos membros do MPRJ, ampliando o espaço para a maior participação cidadã e servindo de base para a elaboração de políticas públicas mais eficientes.

Antes da apresentação do ‘MP em Mapas’, coube a Octávio Paulo Neto demonstrar as várias ferramentas que constam do SIAP (Sistema Integrado de Apoio aos Promotores), principal iniciativa do MPPB no campo da inovação tecnológica. Com base de informações construída a partir de parcerias estabelecidas com secretarias de governo, órgãos de Estado e universidades locais, o ambiente digital já conta com diferenciados produtos voltados para o auxílio aos promotores, como estabelecimento de rede de relações, acompanhamento da evolução de bens declarados por candidatos a cargos eletivos e execução de orçamentos públicos. Em breve, entrará em funcionamento a ferramenta voltada para o reconhecimento facial.

Ao apresentar as ferramentas da plataforma desenvolvida pelo MPRJ, o coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do ‘MP em Mapas’, promotor de Justiça Pedro Borges Mourão,afirmou ter visto diversas semelhanças com a experiência do MP da Paraíba, com grande possibilidade de interação. “A partir do que vocês nos mostraram aqui hoje, concluo que estamos no caminho certo e temos muito a compartilhar, principalmente no campo da auditoria das contas públicas. Adquirimos recentemente uma grande infraestrutura de Big Data, com aplicações análogas às desenvolvidas por vocês, o que nos permitirá ter bastante sinergia com o uso das trilhas de auditoria já desenvolvidas pelo MPPB. Compartilhamos da convicção sobre o quanto o entendimento e a correta leitura da Ciência de Dados poderão transformar, para melhor, a realidade brasileira”, afirmou.

Francisco Seráphico avaliou como ‘rica e proveitosa’ a visita ao MPRJ, em especial pelas experiências trocadas. “O ‘MP em Mapas’ é revolucionário, pois disponibiliza dados e retratos atuais da realidade do estado e municípios fluminenses, para a atuação eficaz dos promotores da Justiça, com ganhos para a sociedade. O nosso SIAP foi desenvolvido nesse sentido, com a adoção de ferramentas de controle da gestão pública e a participação dos cidadãos como agentes fiscalizadores. Tais recursos já resultaram em diversas operações. Hoje, sem o fortalecimento da tecnologia, não é possível dar conta da demanda de trabalho, de forma plena. Não há que se ter atuação isolada; ela precisa ser compartilhada com tribunais de contas, controladorias e polícias, de forma coesa e colaborativa. Temos muito a dividir, tanto de conhecimentos, quanto de ferramentas desenvolvidas. Espero, em breve, formalizar um termo de cooperação para a utilização conjunta dos sistemas dos dois MPs”, afirmou o PGJ da Paraíba.

Pelo MPRJ, também participaram do encontro o subprocurador-geral de Administração do MPRJ, Eduardo Lima Neto; a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Maria Cristina Tellechea; A procuradora de Justiça Maria Cristina Menezes; o secretário-geral do MPRJ, promotor Dimitrius Viveiros Gonçalves; a coordenadora de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), promotora Elisa Fraga; o promotor Daniel Lima Ribeiro, coordenador do Inova; os promotores Leônidas Filippone Farrulla Júnior e Emiliano Brunet; a economista Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ), e o assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicação (STIC/MPRJ), Sandro Denis, além de profissionais da equipe do Laboratório de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP/MPRJ).

 

mp em mapas
tecnologias
269 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar