NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ apresenta "MP em Mapas" ao CEO de multinacional de petróleo e gás natural
Publicado em Fri Feb 01 10:57:38 GMT 2019 - Atualizado em Fri Feb 01 11:19:09 GMT 2019

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu nesta quarta-feira (30/01) o CEO da Petrogal Brasil, Miguel Pereira, e apresentou ao executivo da multinacional de produção de petróleo e gás natural a plataforma digital ‘MP em Mapas’, que agrupa e trabalha, através da utilização de inteligência artificial, dados relativos a diferentes áreas de atuação no Estado do Rio.

“Através do ‘MP em Mapas’ nós migramos de um conceito de atuação analógica para a digital. Antigamente, não tínhamos uma visão científica sobre os problemas sociais que acontecem em nosso Estado e, por isso, passamos a adotar a política de governos abertos, calcada em transparência, integridade, participação popular e uso de tecnologias”, explicou Gussem.

Estiveram presentes à apresentação o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, o coordenador da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG), responsável pelo ‘MP em Mapas’, promotor de Justiça Pedro Mourão, o gerente da Área de Desenvolvimento e Produção da empresa, Mauro Coutinho, e o gerente Jurídico Guilherme Mourelle. 

Após a visita ao “MP em Mapas”, os presentes estiveram no Laboratório de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP/MPRJ), órgão responsável pela produção de relatórios consolidados com os dados orçamentários do Estado e dos municípios do Rio. Os técnicos da unidade apresentaram aos executivos da empresa dados do relatório produzido pelo LOPP/MPRJ que mostra que as cidades de Niterói e Maricá possuem elevado grau de dependência das suas receitas às Participações Governamentais Petrolíferas (PGs), soma dos royalties e das participações especiais recebidas pelos municípios. Os dois municípios integram os limites do Campo Petrolífero de Lula, principal área de produção da Petrogal no Brasil, que também produz, em fase de testes, na Área de Iara.

De acordo com Miguel, o grau de sofisticação das informações produzidas pelo MPRJ chama a atenção. “Eu confesso que fiquei muito bem impressionado com essa apresentação. É um acervo fantástico para que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro possa atuar de forma preventiva, condicionando o futuro e melhorando a vida dos cidadãos do Estado. É necessário que as políticas públicas sejam transparentes porque esta é a forma de termos acesso ao que está sendo realizado pelo Poder Público”, declarou.

O ‘MP em Mapas’ é uma família de plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção de conhecimento para a atividade-fim do MPRJ e reúne profissionais de diferentes áreas que trabalham na criação de conhecimento a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados. Desta forma, permite a interlocução de informações para potencializar a resolutividade do MPRJ, possibilitando uma atuação mais eficiente da instituição.

mprj
mp em mapas
eduardo gussem
petrogal
petróleo e gás
319 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar