NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Procurador-geral de Justiça participa de abertura de encontro do Observatório Social do Brasil em Curitiba
Publicado em Tue Aug 21 19:04:18 GMT 2018 - Atualizado em Tue Aug 21 19:04:10 GMT 2018

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, participou nesta segunda-feira (20/08) em Curitiba da cerimônia de abertura do 2º Congresso “Pacto Pelo Brasil, Integridade, Tecnologia e Governança”. Realizado pelo Observatório Social do Brasil, instituição não-governamental que tem como foco a eficiência da gestão pública, o encontro reunirá, até a próxima quinta-feira (23/08), personalidades do meio jurídico e da sociedade civil para debater práticas de excelência no setor público e de combate à corrupção. 

O primeiro dia do evento foi dedicado ao tema “Governança”. “O Observatório Social do Brasil faz um trabalho muito importante de aproximação de segmentos. E neste momento em que precisamos fornecer mais transparência, mais efetividade e mais eficiência à administração pública segmentos como esse prestam uma colaboração inestimável neste sentido”, declarou o PGJ.

Ainda de acordo com Gussem, o encontro tem como objetivo reunir instituições com o mesmo propósito: o de tornar as administrações públicas mais ágeis e eficientes, atendendo o interesse público. “Nós temos observado que a administração pública tem gastado muito e tido pouco resultado. E a sociedade, como um todo, está insatisfeita com este modelo. O gestor público do século 21 não pode mais ter a mentalidade do século 20. E ele, acima de tudo, precisa ter o compromisso da abertura dos dados”, destacou o procurador-geral de Justiça.

Além do procurador-geral de Justiça, participaram da mesa de abertura o ministro Raimundo Carrero, presidente do Tribunal de Contas da União, Nesh Das, gerente de Governança e Anticorrupção do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, Claudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Helio Bampi, diretor do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Mauro Munhoz, coordenador-geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná, Luiz Bernardi, superintendente da Receita Federal na 9ª Região, Reinaldo Fugimoto, presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Pedro Gabril Kenne da Silva, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Francisco Sant’anna, presidente da Diretoria Nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e Ney da Nóbrega Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil.

No primeiro dia do encontro foram realizadas quatro mesas de debates: “Novas Medidas Contra a Corrupção”, com a participação de Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil e Michael Mohallen, coordenador do Centro de Justiça e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas; “70 Medidas em Análise”, com Deltan Dallagnol, procurador da República do Ministério Público Federal, Beto Vasconcelos, advogado e Alana Rizzo, jornalista; “Quem Apoia as Novas Medidas”, com Emilio Parolini, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos, Mauro Silva, da Federação Paulista de Futebol e Fábio Oliveira, do Instituto Mude; e “Lideranças Femininas no Enfrentamento à Corrupção”, com Nesh Das, Claudia Taya, Roni Enara, do Observatório Social do Brasil e Nicole Verillo, da Transparência Internacional. Além dos debates, foi lançada pela Transparência Internacional a campanha “Novas Medidas Durante as Eleições 2018”.

Na próxima quarta-feira (22/08), no dia dedicado ao tema “Tecnologia”, o MPRJ apresentará, na mesa “Tecnologias e Inovações Cívicas – Órgãos Públicos”, a plataforma digital “MP em Mapas”, que faz uso do georreferenciamento para inserir o membro, servidor ou cidadão no local onde os diferentes fatos acontecem. A apresentação será realizada pelo promotor Diego Boyd, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Volta Redonda e assistente da Assessoria Executiva da PGJ e Daniel Belchior, gerente do projeto. 

mp em mapas
pgj
observatório social do brasil
97 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar