NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe membros do CNMP para intercâmbio de ideias na gestão de projetos
Publicado em Tue Mar 28 19:53:04 GMT 2017 - Atualizado em Tue Mar 28 19:52:56 GMT 2017

Com o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas, o projeto “Gestão em Pauta” foi apresentado por integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O trabalho pretende identificar mecanismos para tornar o Ministério Público mais eficiente e buscar projetos de sucesso junto as instituições estaduais a fim de fomentar boas práticas e replicá-las por todos os MPs. O MPRJ apresentou diversas iniciativas desenvolvidas em suas áreas administrativas.
 
Um dos encaminhamentos do “Gestão em Pauta” no Rio de Janeiro foi o de convidar o MPRJ para apresentar seus projetos na VI Mostra de Tecnologia da Informação, que reúne as melhores práticas nas área de TI. A mostra será promovida pelo CNMP em junho deste ano. 
 
Entre os projetos apresentados pelo MPRJ durante os dois dias de encontro estavam o “MP em Mapas”, plataforma digital que reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do MPRJ;  o “Sistema Eletrônico de Votação”, que conferiu agilidade às votações e apuração dos votos para as eleições de membros ao Conselho Superior e ao cargo de procurador-geral de Justiça, evitando deslocamentos desnecessários do interior do Estado para a sede; o “MGP-e”, que reúne ferramentas para aprimorar a atuação no processo judicial eletrônico;  e o “MPLog”, responsável por mapear a estrutura institucional e seus órgãos, a fim de otimizar os recursos administrativos; entre outras boas práticas pela Secretaria-Geral e pela Diretoria de Tecnologia.
 
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, falou na abertura do encontro, na segunda-feira (27/03), sobre o esforço da administração em adotar estratégias mais profissionais e eficazes na administração pública. O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, ressaltou a importância da troca de experiência como fonte de conhecimento em busca das melhores práticas e alcance das metas estratégicas. 
 
Os representantes do CNMP no Rio, o procurador da República e secretário-geral adjunto do conselho, Guilherme Guedes Raposo, e o secretário de gestão estratégica, Weskley Rodrigues dos Santos, apresentaram alguns projetos adotados pelo conselho. Segundo Raposo, o “Gestão em Pauta” foi desenvolvido com base em quatro pilares: intercâmbio de experiências, estreitamento de parcerias, troca de boas práticas e excelência na gestão nas áreas temáticas que são foco do trabalho. 
 
Entre as outras iniciativas adotadas pelo CNMP apresentadas estavam os projetos “Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, ferramenta que gerencia a tramitação de processos administrativos de forma eletrônica; e “Construir – Gestão de Competências”, com foco na identificação das competências organizacionais e individuais com o objetivo de reestruturar a instituição em busca da excelência na gestão. 
 
As palestras foram coordenadas pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Leila Machado Costa, e pela coordenadora de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento, Carla Carrubba. Também participaram das apresentações de projetos pelo MPRJ o secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação, Bernardo Vieira; o diretor de Tecnologia da Informação, Alexandre Pacheco; o secretário de Logística, Ronaldo Bello Guimarães; o diretor de Licitações e Contratos, Rafael Pacheco; e o gerente da coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento, Daniel Belchior.

 

368 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar