NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
MPRJ exibe documentário 'Auto de Resistência'
Publicado em Thu Jun 21 12:10:50 GMT 2018 - Atualizado em Thu Jun 21 17:23:37 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias (ADHM/MPRJ) e do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), promoveu, nesta segunda-feira (18/06), em sua sede, a exibição do filme ‘Auto de Resistência’, documentário de Natasha Neri e Lula Carvalho sobre homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro. 

Embora o termo 'auto de resistência' tenha sido abolido dos boletins de ocorrência e de peças jurídicas, a classificação é, muitas vezes, utilizada para se evitar que policiais sejam responsabilizados pelos homicídios, sob a alegação de terem atirado em legítima defesa. O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos. 

Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, parabenizou os diretores Natasha e Lula pela iniciativa. “É preciso ter coragem para fazer cinema e documentário no Brasil, especialmente sobre um tema tão sensível que retrata a realidade das comunidades cariocas”, destacou. 

Depois da exibição, foi realizada uma roda de conversa com a participação de promotores, procuradores, funcionários do MPRJ e familiares das vítimas, cujos casos foram retratados no documentário. A diretora Natasha Neri agradeceu a oportunidade de exibir o filme de forma inédita no Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro, esclarecendo que a pré-estreia oficial ocorrerá somente nesta quinta feira (21/06) no cine Odeon. 

Assessora da ADHM/MPRJ, a promotora de Justiça Eliane Lima Pereira lembrou do engajamento do MPRJ na campanha do Unicef pela redução do número de adolescentes mortos. “Nós sabemos que nem todos os adolescentes vítimas de homicídios são vitimados por policiais, mas essa é uma parcela importante. A exibição desse filme joga luz no tema ‘auto de resistência’, que , apesar da terminologia equivocada, continua a acontecer”, observou.

Andréa Amin, coordenadora do GAESP/MPRJ, destacou que cabe ao Ministério Público exercer o controle externo da atividade policial. “Devemos aqui refletir sobre o nosso papel e pensar como vamos caminhar daqui pra frente. Iniciativas como essa são sempre importantes pra reafirmar nosso compromisso, repensar nossa atuação e nos aproximar mais da sociedade civil", avaliou.

O filme ‘Auto de Resistência’ foi o vencedor na categoria melhor longa-metragem brasileiro do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2018, realizado em abril. 

A pré-estréia oficial do filme será na quinta-feira (21/06), às 18h30, no Cine Odeon Net Claro, que fica no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Praça Floriano, 7, Centro do Rio. No dia 28 de junho, o documentário entra em cartaz em várias cidades do Brasil.

 

mprj
segurança pública
gaesp
direitos humanos
adh
documentário
cinema
auto de resistência
418 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar