NoticiasDetalhe

Notícia

Segurança Pública
MPRJ articula criação de Conselho Comunitário de Segurança em Sumidouro
Publicado em Wed Jul 12 17:48:56 GMT 2017 - Atualizado em Wed Jul 12 17:51:40 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo de Teresópolis, realizou nesta terça-feira (11/07), reunião para tratar da criação do Conselho Comunitário de Segurança do Município de Sumidouro.

No encontro, que ocorreu no próprio município e foi presidido pelo promotor de Justiça Rafael Thomas Schinner, estiveram presentes também o promotor de Justiça de Sumidouro, Mateus Picanço de Lemos Pinaud, o delegado da 111ª DP, Vinicius Paiva Galhardo, o subcomandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, major Mascolin, a coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança, major Claudia Moraes, o assessor da Coordenadoria de Segurança Comunitária sargento Diego Soares Gimenes da Silva; o chefe da Guarda Municipal, John Kennedy; e o oficial de Cartório da 111ª DP, o policial civil Marcio José Maciel.

Foram elencados como objetivos imediatos conscientizar a população local para a importância de um conselho atuante e localizar possíveis interessados em participar. Decidiu-se ainda que numa próxima reunião terá como convidados, além das autoridades estaduais e locais de segurança pública, os possíveis representantes da sociedade aptos a compor o Conselho.

No próximo dia 21 de julho, durante evento conhecido como "Café Comunitário", uma cartilha, intitulada "Guia Prático para Participantes dos Conselhos Comunitários de Segurança", publicada pelo Instituto de Segurança Pública, será entregue aos presentes, que poderão obter esclarecimentos junto às autoridades palestrantes acerca das funções e responsabilidades do órgão.

Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de participação popular em assuntos ligados à Segurança Pública. Eles têm caráter consultivo, servindo de interlocução entre as instituições policiais, incluindo as Guardas Municipais, e a população, passando aos agentes o conhecimento dos problemas de cada localidade pela ótica dos moradores, comerciantes, empresários e usuários dos serviços de segurança.
 

353 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar