NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
COESUB leva documentação básica a crianças de Niterói
Publicado em Tue Oct 04 19:34:43 GMT 2016 - Atualizado em Tue Oct 04 19:37:37 GMT 2016

A Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Sub-registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB-MPRJ) realizou, na manhã desta terça-feira (04/10), mais uma ação voltada para as crianças e adolescentes abrigadas. Com o apoio do Detran-RJ, meninos e meninas de sete abrigos da cidade de Niterói tiraram fotos e foram cadastrados para a emissão de seus RGs e CPFs.

“Não ter documentação é uma cruel invisibilidade. A iniciativa do Ministério Público é um grande passo para as crianças no caminho da cidadania e da garantia de seus direitos. A identificação civil é o que inclui as pessoas na sociedade”, comenta Maria Angélica Coelho Peixoto, diretora do Educandário Professor Almir Ribeiro Madeira (CICAPD), que sediou a ação social. O abrigo possui acolhidos cerca de 25 crianças, adolescentes e adultos  com deficiência física ou mental grave.

Também foram atendidos nesta visita a Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala, a Casa de Passagem Lisaura Ruas, a Casa de Passagem Paulo Freire, o Instituto das Missionárias de Santo Antônio, a Mitra Arquidiocesana de Niterói Lar da Criança Padre Franz Neumair e o Programa Família Acolhedora de Niterói.

A ação faz parte do Projeto Criança Cidadã, uma iniciativa do MPRJ por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude, que visa documentar crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento institucional. Através da ferramenta Módulo Criança e Adolescente (MCA) é possível localizar crianças que não possuem CPF e Carteira de Identidade e, a partir dessa identificação, são realizadas ações sociais  para alcançar esse público. O próximo evento da COESUB será realizado em Belford Roxo, no mês de dezembro.  

497 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar