NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ aperfeiçoa a plataforma digital 'MP em Mapas' para facilitar acesso do cidadão
Publicado em Thu Feb 16 20:54:24 GMT 2017 - Atualizado em Thu Feb 16 20:54:17 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro aperfeiçou a plataforma digital “MP em Mapas” e aumentou  para 180 o número de camadas de informações no banco de dados, em diversos eixos temáticos. A ferramenta, disponibilizada no site do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desde setembro do ano passado, possui dados novos nas áreas de segurança, saúde, educação e meio ambiente, entre outros. Todos  acessíveis ao cidadão, aos procuradores e promotores de Justiça e servidores. O acesso é feito pelo endereço eletrônico www.mprj.mp.br, em link localizado ao lado direito da página da instituição.

Segundo o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, a equipe da plataforma digital trabalha também em uma nova etapa de desenvolvimento que consiste na sobreposição e cruzamento de dados para facilitar o conhecimento. Essa medida permitirá ao promotor ou procurador de Justiça atuar de forma mais preventiva e resolutiva.

“Estamos desenvolvendo a plataforma para disponibilizar, cada vez, mais informações a fim de que o cidadão tenha condições de cobrar do MP fluminense e dos órgãos públicos o cumprimento da Lei de Acesso à Informação”, afirmou Lima Neto.

O subprocurador explicou que o aperfeiçoamento da ferramenta permitiu que o MPRJ constatasse que alguns órgãos públicos não vinham cumprindo a determinação de tornar os dados transparentes em seus portais para consulta da  população. “Uma das nossas metas institucionais deste ano é perseguir e cobrar das instituições o cumprimento da Lei de Acesso à Informação em todo o Estado do Rio de Janeiro. O ‘MP em Mapas’ está nos ajudando muito nessa missão”, disse.

O banco de dados reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do MPRJ. “A ferramenta permite que observemos os gargalos nas diversas áreas de atribuição do promotor de Justiça que, dessa forma, pode agir até antes de ser demandado”, afirmou. As informações, exibidas na plataforma digital, estão  abertas para toda a sociedade e são colhidas em órgãos públicos, privados e a partir de indicadores próprios da instituição.

Para a  coordenadora de Análise de Diagnóstico e Geoprocessamento, promotora de Justiça Carla Carruba,  a ferramenta vai ajudar cada vez mais a fomentar as políticas públicas, empoderando o cidadão. “As pessoas, ao consultarem os dados no ‘MP em Mapas’,  terão condições, por exemplo,  de fiscalizar o cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados pelo MPRJ com as prefeituras e o andamento das ações”, disse.

A plataforma vem facilitando a colheita de informações na área de atuação dos procuradores e promotores de Justiça e auxiliando a tomada de decisões. O banco de dados também conta com opções de interatividade e chats temáticos coordenados por cada Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça. A ferramenta também é usada para  elaborar diagnósticos administrativos com o objetivo de gerenciar de forma mais eficiente os recursos financeiros, materiais e humanos do MPRJ e a adoção de melhores práticas.

93 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar