NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
IERBB/MPRJ promove palestra sobre relações humanas e inclusão
Publicado em Mon Sep 15 18:47:13 GMT 2025 - Atualizado em Mon Sep 15 18:47:09 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta segunda-feira (15/09), a palestra “As relações humanas e os seus atributos essenciais no percurso inclusivo”, com o professor e coordenador da Especialização de Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (ENSP/FIOCRUZ), Armando Guimarães Nembri. O encontro ocorreu no IERBB/MPRJ e teve transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams, com vagas presenciais e remotas para público interno e externo.

A abertura contou com a participação do promotor de Justiça Leandro da Silva Navega, diretor do IERBB/MPRJ, e da subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência (CAO Cível PDef/MPRJ), Viviane Alves. Ambos destacaram a importância da formação continuada sobre inclusão e do diálogo interinstitucional para a promoção de práticas inclusivas. 

Em sua exposição, Armando Nembri abordou a importância das relações humanas, partindo de sua perspectiva pessoal e de experiências vividas como pessoa surda. Para o professor, os atributos essenciais refletem valores, histórias e identidades distintas e reforçam o senso de pertencimento de cada indivíduo. Segundo Armando, políticas públicas e práticas efetivas de inclusão exigem, portanto, reconhecimento dessa diversidade e adaptações que respeitem contextos específicos, ressaltando que o sentido de pertencimento se constrói no cotidiano por meio da linguagem, das relações interpessoais e de pequenas mudanças nas rotinas. 

Ao final, o professor respondeu às perguntas dos participantes, esclarecendo dúvidas e indicando caminhos para fortalecer a articulação entre experiências individuais e coletivas. A palestra teve o incentivo da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade (CPMA) e visa fortalecer o compromisso institucional com a inclusão, como também contribuir para a construção de uma cultura mais plural e empática.

Por MPRJ

pessoa com deficiência
mprj
inclusão
fiocruz
palestra
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar