NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ participa da posse de 38 novos defensores públicos do Rio de Janeiro
Publicado em Mon Sep 23 20:16:37 GMT 2024 - Atualizado em Mon Sep 23 20:15:52 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta segunda-feira (23/09), da solenidade de posse de 38 defensores públicos aprovados no XXVIII Concurso para ingresso na carreira inicial da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Cesario, representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, no evento realizado na Sala Cecília Meireles, no Centro da Cidade.

"Foi uma satisfação participar desta cerimônia e presenciar a chegada de novos defensores entusiasmados com o exercício da função. A Defensoria Pública é uma instituição coirmã, com papel muito importante para garantia do acesso à Justiça e defesa dos mais vulneráveis. Esperamos que os novos defensores possam atuar em prol dos mais necessitados, contribuindo para construção de políticas públicas mais justas", comentou Ediléa Cesario.

Em seu discurso, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, saudou a presença do MPRJ e deu as boas-vindas aos novos colegas. Patrícia reafirmou o compromisso da Defensoria de prestar atendimento aos mais necessitados. "A Defensoria Pública é instituição essencial para prestação judicial, dentre outras atividades, e importante na defesa dos mais vulneráveis e na defesa intransigente dos Direitos Humanos. Defendemos aqueles que muitas vezes a sociedade quer apagar. Trazer 38 novos colegas para reforçar o nosso time, realizando um concurso com um sistema de cotas efetivo é uma vitória e um grande orgulho", afirmou a defensora-geral.

O primeiro colocado no concurso, o defensor Pedro Henrique Terra dos Santos, discursou em nome dos demais aprovados e ressaltou a honra de fazer parte da instituição e de integrar um grupo empossado por uma mulher ocupante do cargo de defensora-geral pela primeira vez, em 70 anos de existência da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Além do MPRJ, fizeram parte da mesa representantes da Assembleia Legislativa, da Procuradoria-Geral do Estado e do Município, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, da Corregedoria e da Ouvidoria geral da Defensoria Pública assim como a Associação Nacional dos Defensores Públicos e da Associação dos Defensores do Rio de Janeiro. Os presidentes da Fundação Escola Superior e da Caixa de Assistência aos membros da Defensoria Pública fluminense também estiveram presentes. A cerimônia contou ainda com a apresentação musical da Camerata Jovem do Rio de Janeiro, composta por 17 jovens músicos, todos oriundos do projeto Ação Social pela Música e moradores de comunidades do estado. A escola de samba Estação Primeira de Mangueira encerrou o evento.

Os 38 novos defensores vão compor o quadro da instituição que atualmente conta com 753 defensoras e defensores na ativa. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) é uma instituição pública que oferece, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas destes serviços. 

Por MPRJ

defensoria pública
posse
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar