NoticiasDetalhe

Notícia

Educação
MPRJ promove o evento 'Capacitação do Projeto NaMoral Rio 2024'
Publicado em Tue Jun 25 17:16:11 GMT 2024 - Atualizado em Tue Jun 25 17:21:42 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), e com apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, na segunda-feira (24/06), o evento "Capacitação do Projeto NaMoral Rio 2024".

Com intuito de capacitar professores aplicadores para a execução do Projeto NaMoral nas escolas da rede municipal selecionadas este ano, o evento foi aberto pelo promotor de Justiça Leandro Navega, vice-diretor do IERBB/MPRJ. Também compuseram a mesa a promotora de Justiça Gláucia Santana, gestora do projeto no Rio, e o promotor de Justiça Heleno Nunes Filho, subcoordenador do CAO Educação/MPRJ, além da coordenadora de Educação Integral Josecy Brilhantino e do secretário Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados da Prefeitura do Rio, Rodrigo Corrêa.

Reunindo representantes das dez Coordenadorias de Educação do município, o encontro promoveu formações, com o objetivo, por meio de ações educativas, de promover o engajamento dos estudantes na missão de transformar o ambiente escolar em um local de vivências de integridade, fraternidade, responsabilidade, respeito, cidadania e justiça. Inicialmente, a interação com os participantes ocorreu por meio de palestras e dinâmicas, divididas em tópicos, como: “criando o clima NaMoral”, “cultura de integridade” e o “game NaMoral”, além do “projeto piloto 2023”, onde partilharam as experiências vividas no trâmite do processo, no ano anterior.

Durante o evento, os espectadores participaram de uma dinâmica em que trouxeram reflexões, todas debatidas em grupo, a respeito da corrupção e vivências do nosso cotidiano que contribuem para a realização dessas práticas almejadas de forma constante. Outro ponto levantado foi sobre a subjetividade da corrupção, ou seja, a sociedade só enxergar que a corrupção do alto escalão é condenável, desconsiderando que práticas da nossa rotina também podem se encaixar em corrupção. Todos esses tópicos foram discutidos entre os professores, que analisaram como abordá-los na prática, nas escolas.

Para finalizar, Gláucia Santana agradeceu o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Integridade e colocou toda a equipe da Promotoria à disposição dos professores para a execução das próximas etapas do Programa NaMoral nas escolas. Ela também divulgou o grupo de WhatsApp em que os professores podem tirar dúvidas e ficar mais inseridos no assunto. Além disso, os participantes tiveram a chance de tirar dúvidas e esclarecer pontos extras relacionados ao assunto.

Por MPRJ

educação
mprj
treinamento
projeto namoral
formação nas escolas
valores humanos
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar