NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
39ª edição do projeto 'História em Destaque' apresenta o Colar do Mérito de Elisabeth de Moraes Cassar Junqueira Schmidt
Publicado em Wed Jun 12 16:19:43 GMT 2024 - Atualizado em Wed Jun 12 16:19:35 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), apresenta, na 39ª edição do projeto “História em Destaque”, o Colar do Mérito da procuradora de Justiça Elisabeth de Moraes Cassar Junqueira Schmidt.  

O objeto faz parte do acervo do Memorial desde o dia 26/04/2023, quando foi doada por Carlos Eduardo Junqueira Schmidt, durante entrevista para a 14ª edição do programa Para Matar a Saudade, em homenagem à procuradora. A medalha é representada por uma estrela branca de cinco pontas rodeada por dois ramos de louro, um de cada lado. No centro, um círculo vermelho com o mapa do Brasil em branco com uma espada equilibrando uma balança. A condecoração foi realizada em 2004, mas atualmente o Colar do Mérito não conta mais com o mapa do Brasil, mas sim o mapa do Estado do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de homenagear pessoas que tenham prestado serviços de grande relevância para a instituição, o Colar do Mérito foi criado em 11/12/1987, através do decreto nº 10.845. Para a outorga da condecoração, foi instituída a Comissão Especial de Honraria e Mérito, composta pelo procurador-geral de Justiça, os subprocuradores-gerais de Justiça, pelo corregedor-geral e pelos dois procuradores de Justiça mais antigos na carreira no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

A efetivação da homenagem era feita pelo governador do Estado, mas através da Resolução nº 427 de 01/03/1991, realizada sob a gestão do procurador-geral de Justiça Carlos Antônio da Silva Navega, a outorga da condecoração do Colar do Mérito passa a ser efetivada por ato do procurador-geral de Justiça, preservando o caráter independente da instituição.  

Elisabeth de Moraes Cassar

Elisabeth de Moraes Cassar nasceu em 06/04/1950. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1972. Completou o mestrado em Direito Penal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1980. Ingressou em 1977 no Ministério Público, através do primeiro concurso para instituição após a fusão do estado da Guanabara e do antigo estado do Rio de Janeiro.  

Em 1994, foi eleita pelos promotores de Justiça para tornar-se membro titular do Conselho Superior do MPRJ e foi escolhida membro do Órgão Especial para o biênio 1997-1999. Elisabeth de Moraes Cassar integrou diversas bancas examinadoras de concurso para ingresso na classe inicial da carreira no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Aposentou-se em 2006 e, a partir daí, se dedicou ao cargo de subcoordenadora do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), onde permaneceu até 2009. Elisabeth Cassar faleceu no mesmo ano.
 
A edição também pode ser consultada no AtoM, clicando AQUI.

Por MPRJ

mprj
cdm
centro de memória
história em destaque
elisabeth de moraes cassar junqueira schmidt
19 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.