NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e CNMP visitam o Centro Integrado de Comando e Controle e conhecem o sistema das câmeras portáteis utilizadas pelos policiais militares
Publicado em Fri May 17 20:41:02 GMT 2024 - Atualizado em Fri May 17 20:37:11 GMT 2024

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve, na manhã desta sexta-feira (17/05), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, para conhecer a estrutura do prédio, que abriga as forças de segurança, e o sistema operacional das câmeras portáteis utilizadas pelos policiais militares. Luciano Mattos estava acompanhado pela Ouvidora Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei; pelo membro auxiliar da Ouvidoria Nacional, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; pelo Ouvidor do MPRJ, Augusto Vianna e pelos promotores de Justiça Adriana Lucas Medeiros, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ); Tiago Veras, coordenador do GTT-ADPF 635/MPRJ e Victor Miceli, assistente do GTT-ADPF 635.

“Esse é um trabalho que tem sido feito desde 2021, e que foi crescendo, sendo aprimorado. São várias determinações do Supremo Tribunal Federal na ADPF 635, e isso tudo está dentro desse acompanhamento que fazemos. Hoje, viemos observar de perto, já que tivemos várias equipes do Ministério Público acompanhando esse trabalho. Trouxemos também o Conselho Nacional do Ministério Público, já que haverá uma Ouvidoria destinada a colher informações sobre violência policial. Isso tudo faz parte desse acompanhamento que temos feito de forma muito criteriosa”, ressaltou o PGJ.

A reunião foi aberta pelo secretário de Estado da Polícia Militar, Marcelo Menezes Nogueira. "É com muita satisfação que recebemos todos aqui para apresentar nossa estrutura, nosso trabalho e as ferramentas tecnológicas utilizadas pela nossa instituição. A parceria com o Ministério Público é sempre de grande valia", afirmou. Também estiveram presentes o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor Cesar Carvalho dos Santos; o secretário de Estado de Polícia Civil, Marcus Amim; a ouvidora-geral da PM, Celma Ribeiro Jansen Bizerra; o diretor de tecnologia da PM, Agdan Fernnades; e delegados da Polícia Civil, entre outros.

Foram apresentados dados sobre o sistema de câmeras, estatísticas de requisição de imagens e as melhorias realizadas, como atualizações de tecnologia. Atualmente, o sistema opera com mais de 12 mil câmeras. Em seguida, todos visitaram as instalações do CICC, as instalações do 190, a Ouvidoria-Geral e o caminhão conhecido como CICC Móvel, utilizado em grandes eventos e equipado com câmeras e drones.

“Fiquei muito impressionada com a estrutura, o Rio de Janeiro tem uma integração muito importante entre os órgãos de investigação, entre todas as instituições, em um único local. É um avanço que todos nós teremos que ter futuramente, porque facilita a apuração de fatos. Em uma situação de emergência, por exemplo, agiliza a solução de problemas. É muito importante também a interferência do Ministério Público com sugestões para o melhoramento do Centro Integrado”, afirmou Ivana Cei.

Por MPRJ

mprj
pmerj
pgj
cicc
institucional
luciano mattos
131 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.