NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e MPF firmam acordo de cooperação durante o Seminário Pacto pelo Rio
Publicado em Fri Feb 23 13:29:11 GMT 2024 - Atualizado em Fri Feb 23 15:17:28 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram, na manhã desta sexta-feira (23/02), um acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de informações. O documento foi assinado pelos procuradores-gerais de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, e da República, Paulo Gonet, durante o Seminário Pacto pelo Rio, realizado no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.

O acordo prevê o intercâmbio de dados, elementos de convicção, provas e vestígios que, oriundos de procedimentos judiciais ou administrativos, envolvam a apuração de crimes que tenham atribuição criminal do MPRJ e do MPF. Para firmar o termo, as instituições consideraram que, em razão de decisões dos Tribunais Superiores, há processos nos quais ocorre divisão de atribuições, entre a PGR e o MPRJ, para a persecução penal, em razão da existência de coautores e partícipes de crimes com e sem foro por prerrogativa de função. Consideraram ainda que o perfil da criminalidade, notadamente envolvendo organizações criminosas, tem por característica múltiplas atividades e atuações que estão no âmbito das competências da Justiça Estadual e Federal.

O evento não se limitou a debater a segurança pública, mas também questões sociais e outros tópicos que impactam diretamente a população fluminense, como melhorias na infraestrutura, geração de empregos e desenvolvimento econômico. O Pacto pelo Rio estimulou a união de esforços do Poder Público, setor privado e sociedade civil em torno de uma agenda de transformação no estado.

Além da participação do PGJ e do PGR, o seminário teve a presença de autoridades como o prefeito Eduardo Paes, o governador Claudio Castro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a ministra da igualdade racial, Anielle Franco, e o ministro do STF, Gilmar Mendes.

Acesse aqui o Acordo de Cooperação Técnica entre o MPRJ e o MPF.

Por MPRJ

 

pgj
pgr
intercâmbio de informações
ministério público federal
luciano mattos
paulo gonet
acordo de cooperação técnica
seminário pacto pelo rio
centro cultural da fundação getúlio vargas
86 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.