NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ participa de reunião extraordinária do CNPG com representantes da Associação Internacional de Promotores
Publicado em Wed Jun 28 17:13:21 GMT 2023 - Atualizado em Wed Jun 28 17:10:49 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na manhã desta quarta-feira (28/06), de reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, participou de forma online, representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.  

A abertura foi feita por Manuel Pinheiro Freitas, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, que agradeceu a todos os presentes e disse estar honrado em receber os participantes. Em seguida, a reunião foi conduzida pelo vice-presidente do CNPG para a Região Norte, Luciano Cesar Casaroti, que representou o presidente do CNPG, César Bechara Nader Mattar Júnior. O procurador-geral da Cidade Autônoma de Buenos Aires, na Argentina e presidente da Associação Internacional de Promotores (IAP), Juan Bautista Mahiques, falou sobre a 7ª Conferência Regional da IAP na América Latina, que acontece de hoje até sexta-feira, em Fortaleza. O objetivo é fortalecer os laços institucionais internacionais, bem como a difusão de projetos e experiências em matérias de interesse comum, especialmente a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais, do Estado de Direito, prevenção e combate à criminalidade, entre outros temas.    

“Nesse encontro apresentamos o potencial, os problemas e desafios que existem para todos nós, Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Colômbia. Temos desafios similares e atuamos para garantir a independência funcional do Ministério Público”, ressaltou Juan Bautista Mahiques.  

Entre os participantes também estavam o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e representante da América Latina no Comitê Executivo da IAP, Manoel Murrieta; a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti; a PGJ do Espírito Santo, Luciana Gomes Ferreira de Andrade e o secretário-geral da IAP, Han Moraal. Foram debatidos temas de interesse institucional e houve ainda a aprovação da Ata da Reunião Ordinária realizada no dia 14 de junho, em Brasília.  

Por MPRJ

mprj
cnpg
institucional
reunião
19 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.