NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e município de Petrópolis realizam ciclo de palestras para capacitar gestores e servidores no tema da segurança alimentar
Publicado em Thu Nov 11 16:03:38 GMT 2021 - Atualizado em Thu Nov 11 16:03:33 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, promove, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea) do município da Região Serrana, o evento Ciclo Básico de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. As palestras são voltadas para a formação de gestores, servidores públicos da Saúde, Educação, Assistência Social, Defesa Civil e Meio Ambiente e membros de outros conselhos municipais que também atuam nessa vertente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail segurancaalimentarpetropolis@gmail.com. No dia 02/12, fechando a programação do evento, será proferida palestra pela procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora do Projeto Segurança Humana/MPRJ, sobre 'Aspectos jurídicos do direito à alimentação'.

A programação, no entanto, terá início já nesta quinta-feira (11/11), com a palestra de Dora Vargas, assistente social da Prefeitura de Juiz de Fora/MG, sobre 'Intra e intersetorialidade para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável'. Também haverá palestras sobre 'Cozinhas comunitárias: da teoria à prática', com Concita da Pindoba, pedagoga e presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Maranhão e coordenadora Geral do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (no dia 18/11); e 'Banco de alimentos: da teoria à prática', com a assistente social e coordenadora do Mesa Brasil Sesc, Cida Pessoa (em 25/11). O evento vai acontecer de forma online, com transmissão das palestras, sempre às 19h, pelas redes oficiais (Youtube e Facebook) da Prefeitura de Petrópolis, que apóia a iniciativa.

“Nós, agentes públicos, precisamos nos qualificar para enfrentar o grave e crescente problema da fome. Há uma enorme demanda social e só conseguiremos atendê-la com união. Por isso a ideia de promover ciclos de capacitação em segurança alimentar, numa parceria entre o Comsea, o MPRJ e a prefeitura”, disse a promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis. Presidente do Comsea, Talita Berti complementa: "Queremos divulgar e conscientizar sobre o Direito Humano à alimentação adequada, incentivar a maior intersetorialidade das ações e a construção coletiva de atividades para combater de forma efetiva a fome, a pobreza e a insegurança alimentar, a curto e a longo prazo”.

Por MPRJ

petropolis
região serrana
segurança alimentar
conselho municipal de segurança alimentar e nutricional sustentável
ciclo básico de formação em segurança alimentar e nutricional sustentável
comsea
162 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar