NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ participa de reunião sobre a implementação da Logística Reversa no Estado do Rio de Janeiro
Publicado em Thu Sep 09 17:46:33 GMT 2021 - Atualizado em Thu Sep 09 17:46:24 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou na quarta-feira (08/09) de reunião remota promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com participação de entidades externas da Comissão Permanente de Logística Reversa. O Decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 8.151/2018 está em fase de elaboração e o objetivo da reunião foi ouvir as instituições para contribuir com a construção do regulamento para implementação da Logística Reversa no Estado. O MPRJ contou com representantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, do Grupo Temático Temporário de Segurança Hídrica e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ).

A Logística Reversa busca recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo de embalagens ou produtos, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. No encontro, foram abordados temas relativos aos Atos Declaratórios de Embalagens e Planos de Metas e Investimentos (ADE/PMin), assim como questões referentes ao licenciamento dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), Acordos Setoriais e Termos de Compromisso, os quais tem por escopo definir as metas regionais de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

A coordenadora do CAO Meio Ambiente, promotora de Justiça Patrícia Gabai Venancio, sugeriu a implementação do sistema eletrônico de cadastros, capaz de integrar todos os atores da cadeia de logística reversa no sistema estadual, congregando geradores, transportadores, recicladores e cooperativas de catadores, de forma integrada com o sistema da SEFAZ, para possibilitar o mapeamento de todos os atuantes no sistema eletrônico. Destacou, ainda, que o sistema deve se pautar no princípio do protetor-recebedor, estabelecido pela política nacional de resíduos sólidos, de forma a aumentar a adesão. Afirmou, ainda, ser necessário trazer o consumidor para o sistema, uma vez que é o destinatário final dos produtos, por meio de campanhas educativas que orientem e informem a destinação ambientalmente adequada de embalagens que circulam nas atividades comerciais.

A promotora de Justiça Gisela Pequeno Guimarães Corrêa, integrante do Grupo Temático Temporário de Segurança Hídrica, ressaltou a importância da integração com a SEFAZ no processo de identificação de quantitativo de embalagens colocadas no mercado, bem como com relação ao controle das informações no ADE/ PMIN – Ato Declaratório de Embalagens e Plano de Metas e Investimentos. Relatou que o sistema deve ser implementado, para que possam identificar as falhas e aperfeiçoarem-no a partir de dificuldades encontradas. Expôs que deveriam trabalhar com metas sobre o que possuem de informação, mesmo que sejam temporárias.

A técnica pericial Maria José Lopes de Araújo Saroldi do GATE/MPRJ explanou a relevância da transparência das informações sobre resíduos para a sociedade no site de SEAS/INEA. Afirmou que a fiscalização é fundamental para o avanço da logística reversa e o INEA deve ser fiscal da política pública.

Participaram, ainda, representantes de diversas instituições, tais como: gabinete do deputado Carlos Minc; SUPGER; FIRJAN; ABIHPEC; EU RECICLO; Coalização Embalagens; Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE); Pragma Soluções, Serviços e Projetos LTDA; BV Rio; IBER; Instituto Jogue Limpo; RECICLANIP; Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR/RJ); MESC/RJ (Movimento Nacional Eu sou Catador de Materiais Recicláveis; Fórum Permanente dos Catadores e Catadoras do Município do Rio de Janeiro), dentre outros.

mprj
gate
cao meio ambiente
logística reversa
comissão
grupo temático segurança hídrica
145 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.